Legislação Federal

Lei # 1254785/3521-3659

Pioneira na gestão de resíduos sólidos especiais em Pernambuco, a SERQUIP - Tratamento de Resíduos é uma empresa especializada no tratamento do lixo hospitalar, devidamente licenciada pelo órgão estadual de controle ambiental.

A SERQUIP oferece serviços de coleta e transporte, além de tratamento, que é feito por meio do processo de oxidação térmica, isto é, incineração dos resíduos contaminados, proveniente das unidades de saúde. A região metropolitana do Recife dá o exemplo. Tratar e eliminar o lixo urbano de forma adequada é um dos maiores desafios das cidades metropolitanas.

Numa iniciativa pioneira, a cidade do Recife - 2º pólo médico do Brasil - criou uma lei com o objetivo de solucionar um dos problemas mais difíceis de serem resolvidos no dia-a-dia: a coleta e o tratamento do lixo hospitalar. A lei municipal nº 16.478/99 estabelece que todas as prestadoras de serviços de saúde devem Ter seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, sendo responsáveis pelo recolhimento e destino final do lixo que produzem. A medida visa à preservação da saúde pública e a conservação ambiental.